A ativação do CyCred Link permite às empresas integrar as suas informações de seguro de crédito nos seus próprios sistemas ERP, gerir as suas apólices a partir dos seus sistemas ou automatizar diferentes tarefas.
Mais de 1.200 empresas seguradas da Crédito y Caución já utilizaram o serviço CyCred Link que lhes permite integrar nos seus sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) as informações fornecidas pelos seus seguros de crédito sobre os seus clientes, automatizar diferentes tipos de tarefas e gerir pedidos à seguradora de crédito sem sair dos seus próprios sistemas. A adoção de sistemas ERP em Portugal tem crescido significativamente nos últimos anos. Segundo os mais recentes dados do INE, cerca de 52% das empresas utilizam estas ferramentas para gerir os seus processos de negócio. A proporção de empresas que adotam estas soluções aumenta com o número de empregados, destacando-se as empresas com 250 ou mais colaboradores (91%), embora sejam as empresas mais pequenas as que revela maior crescimento na percentagem de utilizadores. Os sistemas ERP são especialmente utilizados por empresas nos setores da Informação e Comunicação (70%), Outros Serviços (60%) e Comércio (58%). Estas ferramentas consolidam a informação das diferentes áreas de uma empresa, dando coerência aos dados e facilitando a colaboração. Além disso, proporcionam uma visão abrangente e em tempo real das operações, melhorando a tomada de decisões, e promovem a automatização de processos.
O serviço CyCred Link acrescenta valor às empresas ao permitir que integrem no seu ERP relatórios da Crédito y Caución sobre a evolução dos ratings, informação financeira básica, alertas financeiros ou incidentes dos seus clientes. Além disso, podem gerir diretamente dos seus sistemas ou até mesmo automatizar tarefas de todo o tipo ligadas à sua apólice, como a declaração nominativa de vendas, o envio de lembretes de cobrança, a declaração de avisos de não pagamento e prorrogações ou as propostas de solicitação, extensão, redução ou eliminação de classificações.
A integração das informações fornecidas pelo seguro de crédito em ferramentas ERP melhora a tomada de decisões nas empresas porque permite um acesso imediato a informações atualizadas e precisas sobre o crédito e risco vinculados a cada cliente. Permite, assim, otimizar a gestão de risco, reduzir a necessidade de lançamentos manuais, diminuindo a probabilidade de erros e economizando tempo, além de proporcionar uma visão abrangente da situação financeira da empresa, facilitando o controlo de contas a receber e melhorando o planeamento financeiro.
“A função de um ERP é integrar dados, automatizar processos e melhorar a tomada de decisões. Ao integrar a sua apólice de seguro de crédito, os nossos tomadores de seguros aumentam consideravelmente as capacidades dos seus sistemas integrados de gestão e retiram o máximo valor dos seus seguros. Já realizámos mais de 1.200 integrações à la carte e há outras 500 em fase de desenho e implementação para que estejam adaptadas às necessidades específicas de cada segurado”, explica o diretor de Inovação e Serviços de Valor Agregado da Crédito y Caución, Sergio Manzano.
O que é o seguro de crédito?
O seguro de crédito constitui um sistema integral de gestão de crédito que protege as empresas seguradas dos incumprimentos de pagamento dos seus clientes, melhora o seu acesso ao financiamento, bem como as suas capacidades de prospeção comercial em qualquer mercado, interno e externo. Contribui decisivamente na mitigação dos riscos de crédito em processos de internacionalização. A efetividade da sua proteção baseia-se em três garantias: Prevenção, Indemnização e cobrança. Para mais informações, consulte a nossa página www.creditoycaucion.pt ou ligue 800 281 281.