A Fundação Repsol lançou a convocatória para 14ª edição do Fundo Empreendedores, um programa de aceleração de start-ups tecnológicas que desenvolvem soluções inovadoras para a transição energética, nas áreas da economia circular, captura de CO2, combustíveis e materiais renováveis, gestão de água, mobilidade avançada ou digitalização. Este programa tem como objetivo apoiar projetos em fase pré-comercial, ajudando-os a consolidar-se no mercado.
Desde a sua criação, há mais de uma década, o Fundos Empreendedores tem sido um pilar fundamental no apoio ao empreendedorismo e à inovação, proporcionando financiamento, mentoria especializada e acesso a infraestruturas industriais para o desenvolvimento e teste de novas tecnologias.
Todos os anos, cinco a sete start-ups são selecionadas para integrar o programa, beneficiando de um apoio financeiro até 120 mil euros anuais em forma de empréstimo convertível. Além disso, os empreendedores têm acesso a um ecossistema de investimento, podendo conectar-se a potenciais parceiros estratégicos e investidores interessados em apoiar soluções que impulsionem a transição energética. Ao contrário de outras aceleradoras de empresas, o Fundo de Empreendedores não exige participação no capital das start-ups, permitindo que os fundadores mantenham o controlo das suas empresas enquanto recebem o suporte necessário para crescerem e se posicionarem no mercado.
Outra grande vantagem do Fundo Empreendedores é a possibilidade das start-ups testarem protótipos em condições reais de operação. Os empreendedores selecionados poderão desenvolver testes-piloto nas instalações industriais da Repsol, trabalhando diretamente com os profissionais da empresa para validar e desenvolver as suas tecnologias. Podem contar ainda com o apoio de uma equipa de mentores especializados, composta por profissionais do Repsol Technology Lab, especialistas nas diversas áreas de negócio e antigos executivos com vasta experiência na gestão e expansão de negócios.
As candidaturas para a 14ª edição do Fundo Empreendedores estão abertas até 28 de março e podem ser submetidas através do site da Fundação Repsol em https://www.fundacionrepsol.com/en/what-we-do/entrepreneurs-fund/call/