A Moeve está a avançar na aceleração da transição energética, ao promover a descarbonização dos transportes e fomentar a mobilidade sustentável, tendo atingindo um novo marco: a obtenção de 100 postos com pontos de carregamento elétrico ultrarrápido, a maioria dos quais localizados nas principais estradas da Península Ibérica. A empresa está a implementar uma das maiores redes de carregamento ultrarrápido em Portugal e Espanha.
Os pontos de carregamento ultrarrápido da rede Moeve (de pelo menos 150 kW) permitem carregar 80% da bateria de um veículo elétrico entre 10 e 20 minutos, consoante o modelo. A implementação da rede inclui pontos que ligam as principais vias da Península Ibérica.
Dos cerca de cem postos, 30% estão localizados em Portugal e 70% em Espanha. No total, existem cerca de 220 pontos de carregamento ultrarrápidos em funcionamento, para além de pelo menos outros 200 que foram já construídos e aguardam autorização. Toda a rede operacional está implementada em locais públicos e de livre acesso, onde é permitido o pagamento com cartão, sem necessidade de qualquer registo ou pedido.
Graças a acordos de interoperabilidade, os clientes da Moeve podem aceder a mais de 11.000 pontos de carregamento em Portugal e até 90.000 no resto da Europa, podendo viajar ao longo dos principais corredores europeus, em países como França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Itália e Polónia. Os utilizadores podem aceder a estes pontos a partir da aplicação Moeve gow, ou com o seu cartão RFID. Este cartão permite ao cliente identificar-se junto de um leitor de forma rápida e segura, sem necessidade de utilizar outro dispositivo ou método de pagamento.
