No âmbito do seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a Cepsa lançou o seu acelerador de startups, Cepsa Light UP, uma iniciativa destinada a promover o desenvolvimento de tecnologias emergentes e digitais destinadas a facilitar a transição energética.
Com este projeto, a empresa procura posicionar-se na vanguarda do sector energético e responder aos desafios das suas linhas de negócio, como a produção de energia sustentável baseada em moléculas verdes, a mobilidade sustentável, soluções inovadoras em economia circular, armazenamento de energias renováveis e a indústria química, entre outras.
A Cepsa assegurará que os empreendedores recebam o apoio de que necessitam para transformar as suas ideias inovadoras em soluções empresariais viáveis. Após um processo de seleção e avaliação, a Cepsa determinará as startups e tecnologias em que irá investir e que poderão desenvolver os seus projetos no Centro de Inovação da Cepsa em Alcalá de Henares (Madrid). Neste espaço, as soluções serão testadas em ambientes abertos de colaboração e cocriação, através de metodologias ágeis e testes em escala real, que permitirão a sua posterior aplicação nos negócios da empresa.
O Cepsa Light Up centrar-se-á nos sectores de clean tech, deep science e deep tech para que a empresa possa avançar na produção de hidrogénio verde, biocombustíveis, mobilidade sustentável e digitalização, contribuindo ao mesmo tempo para impulsionar o crescimento económico. Trata-se de tecnologias que emergem em ambientes tecnológicos e científicos que fornecem soluções disruptivas e inovadoras no domínio industrial, sendo elementos-chave para favorecer a autonomia energética da Europa.
Adicionalmente, no domínio da digitalização, serão realizados trabalhos tendo em conta a dupla transição, digital e energética, para conceber soluções que promovam a sustentabilidade e tenham a menor pegada de carbono associada.