A digitalização do processo de apresentação de documentação que comprove a operação comercial não paga tem sido fundamental para reduzir os tempos de resposta
A Crédito y Caución reduziu o tempo médio de resolução dos sinistros apresentados pelos seus tomadores de seguros para menos de 24 horas. A digitalização do processo de envio de documentação que credencia a operação comercial não paga tem sido fundamental para reduzir os tempos de análise e resposta.
A digitalização da troca constante de informação entre a Crédito y Caución e os seus segurados tem sido uma realidade desde que introduziu a primeira versão da sua plataforma online em 1993. No entanto, a declaração de sinistro manteve-se um ponto de contacto analógico até 2020, uma vez que a seguradora deve ter toda a documentação física original que comprove a exigibilidade da dívida e a troca de bens ou a prestação de serviços.
As restrições associadas aos confinamentos, que impediram os segurados de se deslocarem aos escritórios da empresa, levaram à adaptação de processos e ao avanço do envio eletrónico de documentação para garantir a continuidade do atendimento aos segurados. Esta digitalização tem sido fundamental para reduzir progressivamente os prazos médios de resolução de sinistros para menos de 24 horas.
A adaptação envolveu a criação de sistemas seguros para receber, armazenar e processar documentos, reforçar a rastreabilidade dos fluxos de validação e verificação da reclamação e fornecer aos analistas, ferramentas específicas para lidar eficientemente com um grande volume de documentos digitais.
Uma das principais tecnologias para reduzir os tempos de resposta tem sido a implementação de tecnologias OCR, que permitem que imagens de documentos digitalizados sejam transformadas em dados estruturados e extraíveis através de reconhecimento ótico de caracteres. Ao aplicá-los aos documentos apresentados digitalmente pelos segurados, obtém-se informações fundamentais para a análise da operação, como referências de faturas, datas, valores e detalhes do fornecedor ou mercadoria. A utilização destas tecnologias minimiza os erros humanos, permite a localização e extração de dados estratégicos e facilita a pesquisa e filtragem de documentos de acordo com critérios específicos. Isto liberta os analistas de tarefas mais mecânicas e permite que se concentrem na análise complexa das operações de cada cliente.
“A declaração de sinistro é um dos momentos da verdade na relação com os nossos segurados. Significa que estão confrontados com o não pagamento de uma operação comercial que pode ter um efeito devastador nas suas contas. Esperam que reduzamos ao máximo a incerteza quanto à resolução do sinistro e que criemos imediatamente os mecanismos de recuperação e compensação. O imediatismo da nossa resposta é um sinal de compromisso, atenção e compreensão para com o segurado”, explica a responsável pela área de Sinistros da Crédito y Caución, Beatriz Hernández.
ACrédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países. A nossa atividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.