- No âmbito do acordo assinado em novembro de 2024, a Endesa Generación adquiriu a totalidade do capital social da Corporación Acciona Hidráulica, proprietária de uma carteira de centrais hidroelétricas com uma capacidade total instalada de 626 MW. A operação foi concluída por um preço de cerca de mil milhões de euros, equivalente ao enterprise value dos ativos transferidos.
A Endesa, através da Endesa Generación, concluiu a aquisição da totalidade do capital social da Corporación Acciona Hidráulica S.L. (“CAH”) à Corporación Acciona Energías Renovables, uma empresa do Grupo Acciona. O preço de compra ascende a cerca de mil milhões de euros e inclui os ajustamentos habituais para este tipo de transações.
“Esta aquisição representa um investimento em ativos renováveis de elevada qualidade e proporciona-nos sinergias operacionais significativas. Está também totalmente alinhada com a nossa estratégia de empresa verticalmente integrada, permitindo-nos otimizar o perfil do nosso mix de geração”, afirmou José Bogas, CEO da Endesa.
A carteira de centrais elétricas detida pela CAH é composta por 34 centrais hidroelétricas localizadas no nordeste de Espanha. Têm uma capacidade total instalada de 626 MW, maioritariamente modulares, tendo gerado cerca de 1,3 TWh em 2023.
Após a conclusão da transação, a Endesa alcança uma capacidade hidroelétrica instalada de mais de 5,3 GW na Península Ibérica, o que perfaz uma capacidade renovável total de cerca de 10,7 GW.
Esta transação foi formalizada após o cumprimento das condições prévias estabelecidas no acordo assinado a 15 de novembro de 2024, nomeadamente a obtenção da autorização da “Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia” e a obtenção da autorização de investimento estrangeiro (IED) do Conselho de Ministros de Espanha.
O preço pela aquisição da totalidade do capital social da CAH foi financiado por linhas de crédito disponíveis.