Aqualia Industrial cresce em Portugal com a remodelação e ampliação de uma ETARi na Figueira da Foz, no distrito de Coimbra

Figueira da Foz, no distrito de Coimbra.

O projeto da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (ETAR) de Faruni – empresa produtora de alimentos para gado, apresenta uma solução ótima para tratar os efluentes com menores custos de exploração, reduzindo-os em 63% e recuperando, sob a forma de biogás, a energia equivalente ao gás natural consumido por 1.000 habitações.

O projeto aumentará a capacidade de tratamento da instalação para 700 m3/dia e tratará até 5 vezes a carga poluente atual, além de produzir 300 m3/dia de água recuperada e biogás.

Com este contrato, a Aqualia continua a ampliar a sua presença no mercado industrial em Portugal, onde já conta com projetos de referência nas indústrias têxtil, láctea e de conservas vegetais nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Santarém.

A Aqualia, através da sua marca Aqualia Industrial, realizará o projeto e a construção da remodelação e ampliação da Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (ETAR) de Faruni (Farinha e Proteína Animal, Lda.), empresa produtora de alimentos para gado pertencente ao grupo Lusiaves, o maior do seu sector na região centro-lusitana.

Trata-se de um contrato EPC (Engineering, Procurement and Construction), com uma duração prevista até abril de 2026. A Faruni confiou à Aqualia Industrial a atualização da sua antiga estação de tratamento de efluentes convencional de 250 m3/dia para 700 m3/dia. Além disso, o projeto prevê a adaptação das instalações aos novos requisitos regulamentares de descarga e torná-las mais sustentáveis graças à produção de 300 m3/dia de água recuperada e mais de 8 GWh por ano de energia térmica sob a forma de biogás. Na conceção da nova ETARi, Aqualia industrial implantou uma solução ótima para tratar os efluentes com menores custos de exploração, reduzindo-os em 63% e recuperando em forma de biogás a energia equivalente ao gás natural consumido por 1.000 habitações.

Esta adjudicação representa um importante passo em frente no nosso compromisso de melhorar as infraestruturas de tratamento de águas industriais. A Aqualia Industrial realizou até à data mais de 600 instalações de tratamento industrial e está amplamente implantada em Espanha e Portugal. A sua vasta experiência no mercado levou-a a acumular um profundo conhecimento industrial em sectores muito diversos como o petroquímico, agroalimentar, conserveiro, farmacêutico, papeleiro e mineiro. Em Portugal, tem projetos de referência nas indústrias têxtil, de lacticínios e de conservas vegetais nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Santarém.

Todos os meses lançamos a nossa newsletter, a qual dá a conhecer os nossos próximos eventos (almoços de empresários, torneios, seminários, conferências) e atividades formativas. Também pode consultar as notícias dos nossos associados.

Subscrição

Editamos, mensalmente, a revista Actualidad€ Economia Ibérica, a qual conta com mais de 30.000 leitores. Distribuída em ambos os países a nível empresarial, a associados e não associados e a entidades oficiais, sendo um excelente veículo de promoção.

Subscrição

A Actualidade-Economia Ibérica é uma revista mensal de informação geral, que pretende dar, através do texto e da imagem, uma ampla cobertura dos mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, com destaque para a atividade económico-financeira de âmbito ibérico.

A Actualidade-Economia Ibérica é independente do poder político, económico ou outros, procurando uma abordagem objetiva dos temas e de interesse para o público em geral.

A Actualidade-Economia Ibérica identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária e defende o pluralismo de opinião.

A Actualidade-Economia Ibérica assume o compromisso de respeitar, no exercício da sua atividade, o cumprimento rigoroso pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

A Actualidade-Economia Ibérica pauta-se pelo princípio da distinção entre informação factual e opinião, as quais devem ser claramente separadas e identificadas e repeitando sempre o princípio da boa fé.
Em vigor desde a fundação da revista, em 1971.

A única revista de informação especializada, útil e de qualidade do mercado ibérico. Um excelente veículo de comunicação e promoção no âmbito das relações empresariais.