A Endesa lança pela primeira vez em Portugal a iniciativa voluntariado “ODS à escola”
  • A iniciativa de voluntariado corporativo “ODS à Escola” chega pela primeira vez a Portugal através da Fundación Endesa para aproximar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a sua Agenda 2030 e promover o conhecimento dos ODS nas escolas portuguesas.
  • Através destes workshops de sensibilização, dados por voluntários da Endesa durante as aulas, consegue-se formar crianças e professores em relação aos ODS.
Iniciativa de voluntariado corporativo da Endesa no Colégio Nossa Senhora das Dores, em Oeiras, no final de abril 2024.

A iniciativa de voluntariado corporativo da Endesa “ODS à Escola”, através da Fundación Endesa, foi lançada este ano pela primeira vez em Portugal. Este projeto visa dar a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e a Agenda 2030 aos alunos das escolas portuguesas.

Os workshops para estudantes do primeiro ao sexto ano de escolaridade pretendem sensibilizar e formar crianças e professores sobre os ODS de uma forma divertida com recurso a meios audiovisuais. Graças aos workshops dados pelos voluntários da Endesa, as crianças descobrem os ODS, refletem sobre o mundo em que vivemos, e fazem propostas de ações quotidianas que podem realizar no dia a dia, para “salvar o mundo”.

No total, em Portugal 470 estudantes participaram na primeira edição desta iniciativa, 380 deles em Abrantes e 90 em Oeiras.

A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, adotada pelos 193 países da Assembleia Geral das Nações Unidas a 27 de setembro de 2015, é uma oportunidade única de lançar as bases para uma transformação global no sentido de modelos de desenvolvimento influentes e sustentáveis, tanto a nível nacional como internacional. Esta gira em torno de cinco eixos centrais: Planeta, pessoas, prosperidade, paz e parcerias. Esta Agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 169 metas e mais de 200 indicadores para medir o progresso. Através do lema “Transformar o nosso mundo”, traça os objetivos da comunidade internacional para o período 2016-2030 para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável e equitativo.

Guillermo Soler, diretor da Endesa em Portugal assinala: “Este novo projeto lançado pela primeira vez em Portugal, visa aproximar os ODS aos colaboradores voluntários da Endesa, e promover práticas sustentáveis e de apoio à sociedade, a fim de alcançar os ODS.  Também pretende encorajar os estudantes a exercerem uma cidadania crítica, respeitosa, ativa, responsável e solidária. Revela o compromisso ativo da Endesa e da sua fundação, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030”.

Voluntariado Corporativo da Endesa

A Endesa, através da sua fundação, promove a participação dos colaboradores em programas de desenvolvimento social e ambiental. Alargamos a sua visão dos valores e atividades da empresa para que os colaboradores se tornem os primeiros embaixadores do compromisso social da Endesa.

Os programas de voluntariado corporativo da Endesa, nos quais participam mais de 3.000 voluntários da empresa energética, chegaram a cerca de 7.500 pessoas. Foram ainda beneficiadas mais de 62.000 pessoas através de iniciativas meio ambientais.

Sobre a Fundación Endesa

A Fundación Endesa foi criada em 1998 como uma expressão do compromisso social da Endesa para responder às necessidades do ambiente em que opera e assim contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Todos os dias trabalha para maximizar a sua pegada social através de projetos para promover uma educação de qualidade que responda aos desafios de hoje, para garantir que os mais vulneráveis tenham um futuro de oportunidades, para promover a cultura e a arte no nosso país e para criar um mundo mais sustentável, cuidando do ambiente que nos rodeia.

Mais informação em: www.fundacionendesa.org

Todos os meses lançamos a nossa newsletter, a qual dá a conhecer os nossos próximos eventos (almoços de empresários, torneios, seminários, conferências) e atividades formativas. Também pode consultar as notícias dos nossos associados.

Subscrição

Editamos, mensalmente, a revista Actualidad€ Economia Ibérica, a qual conta com mais de 30.000 leitores. Distribuída em ambos os países a nível empresarial, a associados e não associados e a entidades oficiais, sendo um excelente veículo de promoção.

Subscrição

A Actualidade-Economia Ibérica é uma revista mensal de informação geral, que pretende dar, através do texto e da imagem, uma ampla cobertura dos mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, com destaque para a atividade económico-financeira de âmbito ibérico.

A Actualidade-Economia Ibérica é independente do poder político, económico ou outros, procurando uma abordagem objetiva dos temas e de interesse para o público em geral.

A Actualidade-Economia Ibérica identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária e defende o pluralismo de opinião.

A Actualidade-Economia Ibérica assume o compromisso de respeitar, no exercício da sua atividade, o cumprimento rigoroso pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

A Actualidade-Economia Ibérica pauta-se pelo princípio da distinção entre informação factual e opinião, as quais devem ser claramente separadas e identificadas e repeitando sempre o princípio da boa fé.
Em vigor desde a fundação da revista, em 1971.

A única revista de informação especializada, útil e de qualidade do mercado ibérico. Um excelente veículo de comunicação e promoção no âmbito das relações empresariais.