O Banco Português de Fomento lançou para a economia portuguesa, com apoio do programa InvestEU, linha de 3,555 milhões de euros, com garantias da Sociedades de Garantia Mútua, para Microempresas, PME e Small Mids-Caps.
O Santander, como parceiro do Banco Português de Fomento, subscreveu esta linha com o objetivo de apoiar os seus clientes e empresas portuguesas a prosperar no seu negócio.
A linha, que se destina a Microempresas, PME e Small Mid Caps, divide-se em três linhas específicas destinadas a apoiar as necessidades estruturais de fundo de maneio e o investimento produtivo e com impacto na pegada de carbono, a promover a mobilidade sustentável e a fomentar o investimento nas áreas da investigação, inovação e digitalização.
No âmbito desta linha as operações de financiamento beneficiam das seguintes condições:
- Uma cobertura até 75% das Sociedades de Garantia Mútua;
- Prazos máximos da operação até 20 anos em função das tipologias de investimento;
- Spread e Comissão de garantia SGM em função da avaliação de risco da empresa;
- Comissão de garantia suportada pela empresa, cobrada diretamente pela Sociedade de Garantia Mútua com a periodicidade amortização do financiamento;
- A atribuição da garantia pressupõe a aquisição de ações da Sociedade de Garantia Mútua no montante de 2% do capital garantido.
Consulte aqui mais informação.